Cidade Das Luzes Que Cegam

Blog de Vitor Novais, poemas, meus desenhos, e muito papo-furado. Seja bem-vindo.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Um cara tranqüilo, que ama olhar tudo o que se move e tudo o que pára de se mover, para andar novamente. Eu mesmo paro para olhar o movimento das nuvens, dos carros e das formigas. Tudo que se move é vida, e o que pára nem sempre está morto. Você entendeu o que quero dizer?

sexta-feira, novembro 13, 2009

Li esse poema a quase um ano atrás no blog Cultuar de uns caras da pesada e entre eles, meu amigo André Setti. Eu não conheço o dono do poema pessoalmente, como conheço o André, mas roubei o poema dele pra dividir aqui na Cidade. Roubar poema é como roubar uma fruta madura de uma árvore no quintal do vizinho...

VIOLENTAS MEMÓRIAS

Somos vulto
na cidade onde o tempo
perde-se em dor entre brumas.

Os passos se dispersam,
a cidade compõe
sua plena música.

Andamos violentas memórias
nas primaveras impróprias,
a Lua a nos dizer das distâncias.

E esquecemos as virtudes, às vezes,
na música dos passos,
até nos perdermos, inspirados.

Ribeiro Eiras

quarta-feira, novembro 11, 2009

Juva Zé e Articum

Um pedaço da viagem para Minas em 2004, Juvenal Pereira em ação, uma cena rara. Fomos a convite de Márcio Borges para o lançamento do Museu do Clube da Esquina, e em alguma parte da estrada, paramos para comprar uma fruta de nome estranho, pra mim pelo menos, a tal da Articum e conhecemos o Seu Zé do Calvaio, como ele mesmo se apresenta no papo sedutor do Juva para levar umas frutas com desconto mais algumas imagens do vendedor de beira de estrada.

quarta-feira, novembro 04, 2009

“Que Viva Leminski!”

aborda a obra do

poeta curitibano no SESC Consolação



No ano em que se completa 20 anos da morte de Paulo Leminski, uma edição do Projeto “Outros Contextos” apresenta vida e obra do poeta por meio de mesa de discussão, apresentação musical, leitura de poemas e ambientação, com consultoria de Ademir Assunção e direção de arte de Miguel Paladino. Participações de Boris Schnaiderman, Jerusa Pires Ferreira, José Miguel Wisnik, Neuza Pinheiro, Alice Ruiz, Mario Bortolotto e Áurea Leminski.


O projeto Outros Contextos, do SESC Consolação, em novembro faz uma homenagem ao poeta curitibano Paulo Leminski. Iniciado pela unidade em agosto, Outros Contextos tem como objetivo incentivar a leitura de obras de importantes autores da literatura brasileira e universal.


Neste mês, Que Viva Leminski! apresenta a vida e a obra de Paulo Leminski por meio de mesa de discussão, apresentação musical, leitura de poemas e ambientação, com consultoria de Ademir Assunção e direção de arte de Miguel Paladino.


Fãs e amigos de Leminski como Boris Schnaiderman, Jerusa Pires Ferreira, José Miguel Wisnik, Neuza Pinheiro, Alice Ruiz, Mario Bortolotto, Ademir Assunção e Áurea Leminski fazem parte da programação. Obras do poeta e CDs com músicas compostas por ele estarão à disposição do público para consulta no local. Textos e fotos de Leminski, em suas mais variadas facetas, serão plotados nas paredes, portas e elevadores, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre ele.


Paulo Leminski foi um estudioso da língua e cultura japonesas e publicou em 1983 uma biografia de Bashô. Faleceu no dia 7 de junho de 1989 em sua cidade natal, mas sua obra tem exercido marcante influência nos últimos 20 anos. Seu livro Metaformose venceu o Prêmio Jabuti, em 1995. Em 2001, um de seus poemas ("Sintonia para pressa e presságio") foi selecionado por Ítalo Moriconi e incluído no livro "Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século", Editora Objetiva — Rio de Janeiro.


OUTROS CONTEXTOS - QUE VIVA LEMINSKI!


De 5 de novembro a 19 de dezembro. Segunda a sexta, das 13h às 22h / Sábados, das 9h às 18h. Não recomendado para menores de 16 anos

Grátis.

 

Abertura

Dia 5/11. Quinta, às 20h.

Leminski em prosa, verso e música.

Mesa de discussão a partir da vida e da obra do poeta curitibano, com os professores Boris Schnaiderman, Jerusa Pires Ferreira e José Miguel Wisnik.
Mediação do poeta Ademir Assunção

Local: Sala Ômega – 8º andar. Lotação: 80 lugares.

Não recomendado para menores de 12 anos

Grátis.

 

Dia 7/11, sábado, às 20h
Distraídos Venceremos       

Poemas de Leminski por Alice Ruiz, Mario Bortolotto, Ademir Assunção e Áurea Leminski.

Local: Espaço Beta – 3º andar.

Duração: 45 minutos

Grátis. Lotação: 60 lugares.


Dia 11/11. Quarta, às 19h30.

Profissão de Febre

A cantora Neuza Pinheiro, acompanhada do músico Ronaldo Gama, apresenta parcerias com com Leminski, entre elas "Para umas noites que andam fazendo", "Filho de Santa Maria", "Idéia Brilhante", "Puro Espírito", "Sina que me brisa" e "Alma rasa".

Local: Espaço de Leitura – 3º andar

Não recomendado para menores de 12 anos

Grátis.


Dias 13 e 27/11. Sextas, às 16h.

Uma palavra para Leminski

Narração do texto infanto-juvenil Guerra dentro da Gente, realizada pela contadora de histórias Kelly Orasi, do Núcleo Trecos e Cacarecos.

Duração 45 minutos.
Local: Espaço de Leituras.

Não recomendado para menores de 10 anos

Grátis.

 

SESC Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245

Tel: 3234-3000